Cidade em Chamas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Então que foi preciso um Lee Child adquirido por cinco dinheiros num Sebo da Bienal em São Paulo pra eu desencalhar esse blog. E, como prometido, aquele abraço pra formalidade...


Uma pesquisa rápida em http://leechild.com/ me diz que é o quinto livro contando a história de Jack Reacher, um ex-militar errante no mundo. O cara não tem casa, não tem carro, nem mala ele carrega: seus pertences se resumem à escova de dentes dobrável que leva no bolso da camisa. Ok, antes de falar do Cidade em Chamas [Echo Burning na foto porque não tem capa em português, depois explico], que li ontem/hoje, primeiro quero contar como conheci esse cidadão quase invisível.

200?, chega aqui em casa um volume da Seleções de Livros, oferta da Revista que assinamos há séculos... esses volumes, lançados mais ou menos a cada 3 ou 4 meses, contém 4 títulos [geralmente inéditos no Brasil - eis a charada da capa]. Nesse primeiro, tinha uma história intitulada 'Reação em Cadeia', que eu deixei por último porque era a maior de todas, e naquela época eu não era tão ávida leitora... em um dia me apaixonei perdidamente. Depois veio outro, o Correndo às Cegas.

Aí os livros pararam de chegar.

Passei anos remoendo essas duas histórias, sem saber muito mais sobre autor e personagem. Aí eu comecei a ver os livros em sebos, comecei a perceber que existia muuuuito mais do que os seis que chegaram na minha casa. e comecei a caçar loucamente esse homem [no sentido literário, ao menos]. Achei alguns em Florianópolis, dois em Porto Alegre [até agora] e esse em São Paulo... Vamos lá.

cidade em chamas: Reacher quámorrendo no deserto do Texas,aparece uma doida que dá carona e faz 'uma proposta indecorosa'. Mais que isso é difícil contar sem fornecer detalhes considerados como spam, então vamos às impressões:

Cidade em Chamas, se comparado aos anteriores, foi mais difícil. Demorou pra me fisgar, o que quase me apavorou - afinal é um Lee Child, isso de não me envolver não é normal. Mas pegou, porque quando o Jack põe os músculos pra funcionar é bem legal, mas quando o cérebro entra em ação aí o bicho pega de verdade! Ele quebra, invade, atira, queima e, depois de explicar vai embora, como se nada tivesse acontecido. Aí tu fecha o livro e pensa: É um desse que eu quero pra mim...

***

CHILD, Lee. Cidade em Chamas. In: Seleções de livros. Rio de Janeiro: Reader's Digest, 2003. p. 288-452. ISBN 85-86116-72-6.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Diário de uma Traça. Design by Pocket